Resultado das eleições em Bom Jesus do Itapoana:

Resultado surpreendente: do total de 23.334 votos, 20.821 são votos nulos! Ou seja, 89,23% de votos anulados!
O prefeito "eleito" teve 1492 votos, ou 6,4% do total de votos!
Se vivemos num regime democrático, ou onde prevalece a vontade da maioria, será que essa eleição será anulada?
E a imprensa? Por que não divulgou essa informação?
Estou buscando informações sobre essa cidade, mas por enquanto não encontrei nada... Achei relevante colocar o banner do TSE sobre as eleições:

Em tempo: Isso não é uma campanha pelo voto nulo, mas uma ressalva ao papel fiscalizador da sociedade.
Fonte: site do TSE.
2 comentários:
segue notícia sobre o assunto.
Vitória esmagadora dos nulos obriga TSE a convocar novas eleições em dois municípios do RJ
Atualizado em 03/11/08 15:51
Em Bom Jesus de Itabapoana, no Estado do Rio de Janeiro, os votos nulos alcançaram 89,23% da preferência do eleitorado e o candidato único à Prefeitura, João José Pimentel, do PTB, apenas 6,3%.
Eram 26.863 eleitores, mas apenas 1.692 votaram em Pimentel. Em Santo Antônio de Pádua, Maria Dib, do PP, obteve 10.074, o equivalente a 37,9% dos votos, enquanto os nulos totalizaram 16.527, o equivalente a 60,35%.
De acordo com as regras eleitorais, nenhum candidato pode tomar posse quando os nulos e brancos vencem as eleições, alcançando um coeficiente maior que a soma dos votos dos candidatos. Nos dois municípios, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terá que convocar novas eleições e os dois candidatos rejeitados pela população ficarão inelegíveis. As duas cidades tiveram outros concorrentes, mas suas candidaturas foram impugnadas. Agora será estabelecido um novo prazo para inscrições, propaganda eleitoral e os eleitores terão que voltar às urnas.
O Tribunal Regional Eleitoral (TER-RJ) já está com esquema todo preparado para realizar novas eleições para prefeito em Santo Antônio de Pádua e em Bom Jesus de Itabapoana. A intenção do presidente do TRE, desembargador Alberto Motta Moraes, é convocar o novo pleito ainda este ano, antes da diplomação dos prefeitos eleitos no estado. Pelo calendário eleitoral, a data-limite para os juízes diplomarem os vencedores das eleições deste ano é 18 de dezembro. Sua intenção é evitar que os presidentes de câmaras municipais sejam obrigados a tomar posse, interinamente.
Em Bom Jesus e Pádua, os eleitores deram uma lição de cidadania, demonstrando que o voto nulo é também uma forma de expressar opinião, quando os opções disponíveis não atendem às expectativas.
Fonte: Agência Petroleira de Notícias
Caro "anônimo", agradeço muito ao seu comentário... Contribuirá bastante para o debate. Da próximo vez tentarei procurar mais atentamente, hehe!
Postar um comentário